Eletroquimica
Segundo a Agência Ambiental.
Em 1Kg de alumínio são gerados 9 Kg de CO2, sendo assim para 40Kg de alumínio são gerados 360 Kg de CO2, convertendo esse valor é equivalente a 0,36 toneladas.
2. Quantos quilos de bauxita são necessários para produzir 40 Kg de alumínio?
Segundo Alcoa Alumínio S/A.
¨São necessárias quatro toneladas de bauxita para a produção de duas toneladas de alumina, que geram uma tonelada de alumínio.”
Assim sendo, para a produção de 40kg de alumínio são necessários 160kg de bauxita.
3. Como o alumínio metálico é obtido pelo processo Hall-Heroult e pelo processo Bayer?
Segundo informações obtidas no site da EBAH estudos.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfCmsAF/obtencao-aluminio-metalico acesso em 1716/11/2012.
PROCESSO BAYER Preparação da Bauxita. A bauxita é triturada, em um aparelho chamado moinho de barras, juntamente com um licor rico em NaOH que foi usado anteriormente no mesmo processo e foi préaquecido formando uma pasta aguada que será levada aos digestores. Na saída do moinho existe um separador de impurezas que retêm raízes, pedaços de madeira etc. Por fim, a pasta moída e com a granulometria ideal para início da digestão é estocada em tanques específicos, nos quais permanecem em homogeneização pela ação de bombas recirculantes e pás rotativas.
O principal objetivo dessa etapa é dissolver o óxido de alumínio na bauxita e reduzir o teor de sílica, para garantir pureza adequada aos produtos finais. À pasta que vem da etapa anterior é adicionado hidróxido de sódio (NaOH) diluído em água a uma concentração de cerca de 50%. Os óxidos de alumínio, que são anfóteros, reagem com o NaOH formando água e aluminato