eletrolise
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Química Experimental
Medidas de solubilidade
BALSAS-MA
2014.2
Universidade Federal do Maranhão – Campus Balsas
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
Medidas de solubilidade
ÍNDICE
pág.
1 INTRODUÇÃO 4 ...............................................................................................................................5
2 OBJETIVO 6
3 PARTE EXPERIMENTAL 7
1 Materiais e reagentes 7
2 Metodologia 7
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
5 CONCLUSÃO..................................................................................................10
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................10
1. INTRODUÇÃO
Muitas propriedades físicas das substâncias podem ser explicadas a partir da polaridade de suas moléculas. Uma delas é solubilidade que se refere a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um líquido. Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.
O termo solubilidade designa tanto fenômeno qualitativo do processo (dissolução), como expressa quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão às quais o sistema é submetido. A solubilidade de uma substancia esta relacionada à semelhança das forças atuantes nas mesmas. Estas forças podem ser iônicas ou intermoleculares.
Forças intermoleculares:
Forças íon-dipolo– A hidratação é um exemplo de interação íon-dipolo, pois a