Eletrolise
CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM CONTROLE AMBIENTAL
CAMPUS BARRA DO GARÇAS – MT
Principais Aplicações da Eletrólise
Alunos:
Marcos Vinicius e Houston Santos
Disciplina:
Química
Professora:
Daisy Rickli Binde
Outubro – 2014
Barra do Garças – MT
Alunos: Marcos Vinicius e Houston Santos
Principais Aplicações da Eletrólise
Trabalho desenvolvido durante a durante a disciplina de Química, como parte da avaliação referente ao 3° bimestre.
Professora: Daisy
Barra do Garças – MT
Outubro de 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre eletrólise e abordar as suas principais formas de aplicação, que são a obtenção de metais por eletrólise ígnea, galvanoplastia, anodização e refino eletrolítico do cobre.
OBTENÇÃO DE METAIS POR ELETRÓLISE ÍGNEA
Por meio da eletrólise são obtidas industrialmente várias substâncias de interesse. Entre elas há substâncias simples, como hidrogênio (H2), flúor (F2), cloro (Cℓ2), metais alcalinos, metais alcalino-terrosos e alumínio, e substâncias compostas, como hidróxido de sódio (NaOH), hipoclorito de sódio (NaCℓ) e ácido clorídrico (HCℓ).
A produção do flúor envolve a eletrólise ígnea do fluoreto de potássio (KF). Flúor gasoso forma-se no ânodo: 2 F → F2 + 2 e.
A obtenção de metais alcalinos, alcalino-terrosos e alumínio, também realizada por meio da eletrólise ígnea, é apresentada no item 7.5, mais à frente.
A produção industrial de soda cáustica, cloro, hidrogênio, ácido clorídrico e hipoclorito de sódio envolvem a eletrólise aquosa de uma solução de cloreto de sódio. Dos cátions presentes (H* e Na*), é o H* que tem a maior facilidade de descarga no cátodo. E dos ânions presentes (OH e Cℓ), é o Cℓ que tem a maior facilidade de descarga no ânodo. O equacionamento do