Eletrolise
Disciplina: Química Geral
Acadêmico: Luiz Eduardo
Curso: Engenharia de Controle e Automação – Mecatrônica
Relatório sobre Eletrolise
2011
Introdução
A eletrólise é um método usado para obtenção de reações de oxidorredução. Em soluções eletrolíticas, o processo se baseia na passagem de uma corrente elétrica através de um sistema líquido que tenha íons presentes, gerando assim, reações químicas.
Eletrólise é um processo químico não espontaneo provocado por corrente elétrica. Substâncias iônicas possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas. A eletrólise provém dessa propriedade iônica, ou seja, é um processo que baseia-se na descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions.
A eletrólise é uma transformação artificial, pois é provocada por um gerador, mas tem uma enorme importancia prática. Ela tem grande ultilização em indústrias, na produção de muitas substãncias, dentre elas metais alcalinos, alcalinos terrosos, gás hidrigenio e gas de cloro.
Materiais:
Fonte de 500 mA de 5 Vcc
Papel indicador universal
Chave de cor Prata
Chave cor Bronze
Placa de Petry
Reagentes:
Água da torneira (H2O)
Fenolftaleína (C20H14O4)
Hidróxido de Sódio (NaOH)
Cloreto de Sódio (Na Cl)
Nitrato de prata (AgNO3)
Sulfato de cobre II (CuSO4)
Praticas 1° pratica com NaCl .
Procedimento:
Foi adicionado em uma cuba com agua cloreto de sódio (NaCl), separando assim na água o Na+ do Cl- . A água decomposta se apresenta da seguinte forma H+ + OH-. Assim logo após ligar a fonte de tensão os cátions são atraidos para o eletrodo negativo (catodo), enquanto os ânions provenientes do (Cl- ) e da propria àgua (OH- ) são atraídos para o eletrodo positivo(anodo). O elemento hidrogenio como não é quimicamente estavel, esses atomos começam a se combinar entre si formando moléculas de gás hidrogenio(H2), sendo possivel ver bolhas de gás se formando junto ao eletrodo.