Eletrolise
• ELETRÓLISE:
É uma reação de redox, não espontânea, provada pela corrente elétrica, proveniente de um gerador e se realizam em cubas ou células eletrolíticas. Uma cuba eletrolítica tem dois eletrodos que ficam imersos num sal fundido ou numa solução.A reação é impelida por uma bateria externa, ou qualquer outra fonte de corrente contínua.Esta fonte atua como uma bomba de elétrons, impelindo os elétrons para um eletrodo e retirando-os do outro.O eletrodo que perde elétrons é o positivo e o q recebe é o negativo.Na eletrólise do NaCl ,esquematizada na figura, os íons Na+ recebem elétrons do eletrodo negativo e são reduzidos.À medida que os íons Na+ nas proximidades deste eletrodo.De modo semelhante , há um movimento de íons de Cl- para o eletrodo positivo, onde são oxidados.Tal e qual nas pilhas voltaicas, o eletrodo onde há oxidação é o ânodo.
CÁTODO: 2 Na+(l) + 2e- → 2Na(l) ÂNODO: 2 Cl-(l) → Cl2 (l) + 2e- 2 Na+(l) + 2 Cl-(l) → 2Na(l) + Cl2 (l)
O Cátodo na cuba eletrolítica é negativo, pois recebe elétrons que são impulsionados pela fonte externa de voltagem.O Anodo é positivo, pois perde elétrons pela ação dessa fonte externa.
• ASPECTOS QUANTITATIVOS DA ELETRÓLISE:
A estequiometria de uma semi – reação nos mostra quantos elétrons são necessários para um certo processo de um só elétron:
Na+ + e- → Na
Assim um mol de elétrons deposita 1 mol de Na metálico,2 mol de elétrons depositam 2 mol de Na metálico etc. Em qualquer semi – reação, os moles de uma substância que são reduzidos ou oxidados na célula eletrolítica são diretamente proporcionais ao número de moles de elétrons que circulam na célula. A carga elétrica que passa por um circuito elétrico, como o de uma célula eletrolítica, é medida em coulombs.
Carga de 1 mol de elétrons = 96500C = 1F
Em termos de unidade de