Elementos do Estado e seus problemas
Varias correntes consideram alguns elementos essenciais do Estado: A soberania, o território, o povo e por fim a finalidade. Tais elementos são caracterizadores do Estado Moderno, são eles que o diferencia das demais formas de agrupamentos humanos conhecidos anteriormente, entretanto tais características apresentam problemas, seja ele conceitual ou pratico.
Analisando a soberania pode-se notar que a problemática principal acontece em torno de sua aplicação conceitual. Por ter sido grande fator de estudo, desenvolveu-se diversas teorias que tornaram o conceito soberania impreciso e distorcido, sendo utilizado erroneamente chegando ate a ser assemelhada a autarquia.
Quanto ao território, sendo ele o local onde será exercida a soberania, pergunta-se ate onde esse poder poderá chegar dentro de determinado lugar,se abrangera lugar privado ou apenas publico e por fim quais são delimitações do território em poder do soberano, abrangendo o mar e também o espaço aero.
Sobre povo, durante toda historia da humanidade ate hoje, se construiu varias concepções de quais pessoas faziam parte integrante de POVO, nesse período de tempo vários grupos de pessoas já foram isolados de direitos como as mulheres, crianças e escravos, ate chegarmos no conceito de que todos, sem exceção, e povo.
Por fim, a questão em relação à finalidade do Estado se da quanto a sua liberdade no exercício do poder sobre o povo, Ate onde poderá ir o Estado garantindo ou não a liberdade de sua população. Portanto, a função do Estado e garantir a liberdade ou limitar-se em função dela: Nisto cabe a reflexão.