portugues
Rui Filipe Silva Costa
12/02/2014
“Brinquedo” de Miguel Torga
Miguel Torga (pseudónimo de Adolfo Correia Rocha)
Nasceu a 12 de Agosto de 1917, em S.Martinho de Anta (perto de Vila Real). Filho de Francisco Correia Rocha e Maria da Conceição Barros; e a irmã Maria.
Aos 10 anos (1917) começa a trabalhar, morando em casa de parentes; Em 1918 vai para um seminário de Lamego, onde adquiriu conhecimento bastaes gratificantes para a sua vida futura, decide, no entanto no final das férias de Verâo que não vai ser Padre.
É aos 12 anos (1919) que Miguel Torga é enviado para o Brasil-Minas Gerais, a fim de trabalhar numa fazenda de um tio. Era um “escravo” daquela fzenda, era ele que tinha mais trabalhos, o primeiro a acordar e o último a deitar-se. Quatro anos depois, o tio decide matriculá-lo no Ginásio de Leopoldina.
O tio decide que o sobrinho devia ser doutor em Coimbra, por isso propõe- se a pagar-lhe os estudos como recompensa do trabalho dedicado à fazenda durante 5 anos. De regresso a Portugal, Miguel Torga decide-se a acabar os ciclos escolares para poder ir para a universidade, aca estes ciclos em 3 anos.
Em 1928, Adolfo Rocha passa a ser estudante de Medicina na Universidade de Coimbra. Fez parte do grupo Républica da Estrela do Norte.
Fim da Universidade Em 1933 acaba o curso de Medicina; Volta a S. Martinho de Anta sendo reconhecido com fama de revolucionário; Muda-se para Vila Nova – Miranda do Corvo Coimbra, a meados de 1934.
Casamento de Torga e morte da mãe Casa-se em 1940 com Andrée Crabbé de nacionalidade Belga, esta encontrava-se em Portugal a tirar um curso durante as férias; A mãe de Torga morre em 1948.
Nascimento da Filha, morte do pai e 50 anos de casado a 3 de Outubro de 1955 nasce a filha de Torga – Clara Rocha. O pai de Miguel Torga morre semanas depois do nascimento da neta; A 27 de Julho de 1990 comemora os 50 anos de casado, junto dos mais próximos.
Poema:
Foi um sonho que eu tive:
Era