elementos conceituas
Prof. Dr. Mauro Zilbovicius
Departamento de Engenharia de Produção
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Versão 2006
2
ELEMENTOS CONCEITUAIS FUNDAMENTAIS DE GESTÃO DE CUSTOS
Mauro Zilbovicius
1. A importância da gestão de custos
A gestão de custos é uma das ferramentas fundamentais para a análise e tomada de decisão por parte do administrador. Muitas vezes tratada “burocraticamente” por aqueles que não dominam as técnicas contábeis, a gestão de custos pode e deve ser compreendida a partir de conceitos bastante simples e sólidos, que permitem compreender, por exemplo:
•
O que provoca o custo de geração de um (ou vários) bens, serviços, atividades, produtos;
•
Como este custo varia em função de como, quanto, quando, onde se geram estes bens, serviços, atividades, produtos;
•
Qual a relação entre o custo provocado e, quando for o caso, a receita obtida com estes bens, serviços, atividades, produtos.
Assim, o cálculo de custos não é algo que se limita à atividade realizada por empresas privadas, que visam lucro. Em qualquer situação em que houver transformação de “alguma coisa” (que denominaremos insumos) em “alguma outra coisa” (que denominaremos produtos, englobando bens ou serviços), haverá a possibilidade de avaliar o custo do que foi gerado. A partir do custo, pode-se pensar em como este custo será coberto: um produto pode ser vendido diretamente a um consumidor, gerando receita para que o vendeu, ou pode ser entregue “de graça” aos consumidores. Nesse caso, no entanto, sempre haverá alguém que terá pago pelo custo da geração deste produto, isto é, pelos insumos que terão sido utilizados para que este produto seja gerado.
3
Em outras palavras: nem tudo tem é pago diretamente pelo consumidor, mas tudo tem um custo. Por isso podemos formular uma espécie de “Primeira Lei de
Custos”, muito simples e que não admite exceção:
•
Tudo (que