resolução de problemas - Gestalt
p. 1 de 18
Resolução de Problemas
In Elementos de Estudo em Psicologia da Linguagem e da Cognição. Versão revista da edição 2004 (original de 1997)
Capítulo VI – Resolução de Problemas
Da Psicologia da Gestalt ao processamento da informação
A resolução de problemas foi abordada de forma sistemática pelos psicólogos da Gestalt e, mais recentemente, no âmbito da Psicologia Cognitiva. O que caracteriza o comportamento de resolução de problemas?
O psicólogo gestaltista Wolfgang Köhler fez uma primeira análise, em 1927, a partir do exemplo de Sultan (cf.
Figura 51). Na resolução de problemas, (1) o comportamento dirige-se a um objectivo; (2) esse objectivo é decomposto em objectivos parcelares; (3) há uma selecção de acções para alcançar o objectivo.
Para saber mais sobre o trabalho de Köhler, e sobre a investigação contemporânea que nele se inspira, veja o site do Instituto Max Planck para Antropologia Evolutiva em http:// www.eva.mpg.de/psycho/index.html Figura 51. Sultan apanha a banana que está fora do seu alcance imediato.
Outra maneira de conceptualizar a resolução de problemas é a que foi avançada no âmbito da abordagem do processamento da informação. Esta abordagem, historicamente mais moderna, foi exposta por Ernst Newell e Herbert A. Simon em 1972, no seu livro seminal Human
Problem Solving. Os autores desenvolveram uma terminologia abstracta, aplicável tanto ao comportamento de seres humanos a resolver problemas, como às operações de uma máquina capaz de resolver problemas. A abordagem do processamento da informação caracteriza-se pela íntima ligação à Inteligência Artificial, isto é, à simulação do comportamento inteligente e à resolução de problemas por máquinas. Newell foi co-autor de uma obra que se tornou um marco importante na aproximação entre a resolução de problemas por humanos e a
Inteligência Artificial; nesta obra, Ernst e