Inteligencia artificial
1. Definição de Inteligência Artificial
Uma das primeiras dificuldades daquele que inicia o estudo de Inteligência Artificial é tentar delimitar seu campo de estudo. O que é, exatamente, Inteligência Artificial ? Quais seus objetivos ? De uma forma simples, poderíamos definir Inteligência Artificial como a área da Computação que procura fazer com que o computador resolva problemas para os quais se exige inteligência; essa definição, no entanto, costuma acarretar discussões filosóficas e psicológicas a respeito do significado do termo “inteligência” e da possibilidade de existência de “máquinas inteligentes”.
Essa questão, de saber se uma máquina pode ou não ser inteligente, se uma máquina pode ou não exibir “comportamento inteligente” vem sendo discutida já há muito tempo; uma das principais contribuições a essa discussão foi dada pelo matemático inglês Alan Turing, em 1950, definindo o que ficou conhecido como “Teste de Turing” : colocase em uma sala A um ser humano, e em uma sala B, um computador. Uma outra pessoa, fazendo perguntas ao ser humano e ao computador, deve decidir qual deles é a máquina; se errar em mais de 50% das vezes, a máquina pode ser considerada inteligente.
Esse critério exige uma habilidade em manipulação de linguagem natural que, ainda hoje, nenhuma máquina possui. Pelo Teste de Turing, ainda hoje não existe nenhuma máquina inteligente.
Uma outra definição de Inteligência Artificial, devida a Rich, diz que IA é o estudo de como fazer os computadores realizarem tarefas que, no momento, são melhor executadas pelas pessoas. Essa definição não inclui aqueles problemas nos quais os computadores já são melhores que os humanos, nem as áreas nas quais os problemas não são bem solucionadas nem pelos humanos nem pelos computadores; no entanto, é uma definição útil, pois limita, de forma razoavelmente precisa, o escopo da Inteligência Artificial.
Até onde sabemos, o termo Inteligência Artificial foi utilizado pela