Inteligência artificial
1. O que é Inteligência Artificial? 3 2. História 3 3. Aplicações Práticas da Inteligência Artificial 5 a. Agentes Inteligentes/Sistema Pericial 5 b. Planejamento 7 c. Visão Computacional 7 d. Xadrez 8 e. Fala 8 f. Quinta Geração 9 g. Sinergias 9 4. Inteligência Artificial na Ficção 10 5. Mente VS Inteligência Artificial 10 6. Pontos Fortes e Fracos da Inteligência Artificial 12 7. Ambições da Inteligência Artificial 12 8. Controvérsia 13 9. Onde Observamos a Inteligência Artificial? 14 10. Conclusão 16 11. Referências Bibliográficas 17
1. O que é Inteligência Artificial?
A
Inteligência Artificial (I.A.) é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a procurar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
Existem dois pontos de partida para se definir a Inteligência Artificial (I.A.) – sonho e tecnologia.
A Inteligência Artificial é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenômeno da inteligência, e por outro um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. A I.A. é inteligência como computação, tenta simular o pensamento dos peritos e os nossos fenômenos cognitivos.
No entanto a Inteligência Artificial continua a ser a procura do modo como os seres humanos pensam, com o objetivo de modelizar esse pensamento em processos computacionais, tentando assim construir um corpo de explicações algorítmicas dos processos mentais humanos. É isto o que distingue a I.A. dos outros campos de saber, ela coloca a ênfase na elaboração de teorias e modelos da inteligência como programas de computador.
2. História
Iniciada dos anos 1940, a pesquisa em torno desta incipiente ciência era desenvolvida apenas para procurar encontrar novas funcionalidades para o computador, ainda em