Elasticidade
1) Conceitue elasticidade.
É a alteração percentual em uma variável, dada uma variação percentual em outra, coeteris paribus. Assim, elasticidade é sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudança em outras variáveis.
2) Explique porque a elasticidade-preço da demanda é negativa.
O coeficiente da elasticidade-preço da demanda é sempre negativo, uma vez que o preço e a quantidade demandada são inversamente relacionados.
3) Explique o que é elasticidade preço da demanda elástica, inelástica e unitária. Além disso, demonstre graficamente.
Demanda elástica: │Epp │> 1.
Por exemplo, │Epp │= 1,2 ou Epp = -1,2. Epp igual -1,2, significa que uma variação percentual de 1% no preço acarreta em uma variação, em sentido contrário, de 1,2% da quantidade demandada.
Demanda inelástica: │Epp │< 1.
Por exemplo, │Epp │= 0,4 ou Epp = -0,4. Epp igual -0,4, significa que uma variação percentual de 1% no preço acarreta em uma variação, em sentido contrário, de 0,4% da quantidade demandada, coeteris paribus. Ou seja, a quantidade demandada menos sensível ao preço, no caso da inelasticidade, mostra que a variável preço influencia pouco na decisão de gasto dos consumidores que adquirem bens com essa característica.
Demanda de elasticidade unitária: │Epp │= 1.
Por exemplo, │Epp │= 1,0 ou Epp = -1,0. Epp igual -1,0, significa que uma variação percentual de 1% no preço acarreta em uma variação, em sentido contrário, de 1,0% da quantidade demandada.
4) Cite e explique os fatores que afetam a elasticidade-preço da demanda.
A demanda é proporcional à necessidade do produto, sua condição de projeção na mídia, o preço, a qualidade, a oferta e o consumo. Para que um produto sofra elasticidade de preço em tempo razoável é preciso que essas variáveis estejam também em oscilação no mercado.
Sempre que há falta de um produto de alta demanda o seu preço será maximizado sendo inversa a condição de muita oferta e pouca demanda.
5)