Elasticidade
Introdução:
Elasticidade é uma propriedade mecânica que os materiais apresentam quando se deforma ao serem submetidos a uma força e, ao cessar esta força, eles voltar s sua posição inicial (sem deformação).
Quando a força exercida é superior ao limite elástico do material, ocorre a deformação plástica e posteriormente, a ruptura do material.
Deformação Elástica:
Todo material tem um limite de deformação elástica, ou seja, Se alongam ou se contraem quando submetidos a uma força. A deformação do material é diretamente proporcional a tensão exercida, quanto maior a força, maior a deformação plástica. Isto ocorre devido à capacidade da célula do material se alongar ou comprimir quando submetido a uma força e voltar ao seu estado natural, quando esta força for suspensa, sem que ocorram modificações permanentes na célula.
Deformação Plástica: Quando a força exercida sobre um material ultrapassa o limite elástico do mesmo, este entra em sua zona plástica. Quando uma força submete um material a sua zona plástica, ao cessar esta força, este material não retorna a sua posição inicial devido esta força ter modificar a estrutura das células através de um escorregamento permanente dos átomos em um plano cristalino.
Aumentando gradativamente a força aplicada pode ocorrer o cisalhamento plástico aonde este chega a romper o material devido à força exercida romper as ligações atômicas do material.
Conclusão: Tendo em mente estas informações concluímos então que cada material tem um nível de exigência apropriado. Devemos escolhes o material adequado a sua aplicação, sujeitando o material mais elástico a peças que podem sofrer alterações quando submetidas a uma força e ao cessar esta força, ele retorne a sua forma e posição inicial. Ex. Molas, Trampolim,