Elaboraçao e analise de projetos de proteçao ambiental
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
jose tadeu rodrigues da silva
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DE PORTO VELHO
PORTO VELHO - RO
2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Curso superior de tecnologia em gestão ambiental
jose tadeu rodrigues da silva
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA ÁREA DE EXPANSÃO URBANA DE PORTO VELHO
PORTO VELHO - RO
2012
INTRODUÇÃO
A proposta deste artigo é apresentar o planejamento e a infraestrutura do Plano Diretor do município de Porto Velho, capital administrativa de Rondônia e uma das principais cidades em expansão na Amazônia, em virtude da decorrência das grandes construções. O crescimento da cidade trouxe, dentre outras consequências, os impactos ambientais. Esses impactos ambientais estão relacionados às mudanças sociais e ecológicas em movimento como, por exemplo, o processo da expansão urbana, que provoca mudanças na paisagem.
Geralmente o crescimento das cidades reforça problemas de ordem ambiental. As agressões ao meio ambiente ocorrem devido a um somatório de fatores, ligados basicamente ao uso e ocupação informal do solo, ao crescimento da malha urbana sem o acompanhamento adequado de recursos de infraestrutura e a expansão imobiliária. Assim, áreas inadequadas, como APP’s, são ocupadas pela população, acarretando o comprometimento dos recursos ambientais, com prejuízo para a sociedade como um todo, especialmente os que são obrigados a conviver dia a dia em situação precária.
Desenvolvimento
O ESTATUTO DA CIDADE E O PLANO DIRETOR
A Lei Orgânica oferece ao município instrumentos legais capazes de enfrentar as grandes transformações que a cidade a cada ano passa e proporciona nova ordem ao desenvolvimento urbano de todo o município. A Lei Orgânica deve ser embasada na Lei 10.257 de 2001 ou “Estatuto da Cidade”.
A análise local refere-se ao Plano Diretor da cidade de Porto Velho em vigor desde 2008.
O