Apr na elaboração do ppra
Charles Blunk
Prof(a) Marilice Nascimento
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Segurança no Trabalho (SEG 0073) – Prática do Módulo III
12/06/12
RESUMO
No próprio texto da NR 09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais temos enunciado a necessidade de se efetuar a antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho antes de se iniciar a fase de avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores. Esta última, por sua vez, servirá de fonte de informações para priorizar o planejamento de ações a serem executadas no PPRA. Com este trabalho quero demonstrar quais dados devem ser aplicados a APR – Análise Preliminar de Riscos, para a elaboração do mesmo, bem como o quanto esta ferramenta pode colaborar para que se possa priorizar adequadamente as ações no levantamento Quantitativo dos riscos existentes nos postos de trabalho, e posterior elaboração do cronograma de ações do PPRA.
Palavras-chave: Segurança no Trabalho. PPRA. APR.
1 INTRODUÇÃO
Para a elaboração do PPRA devemos levar em consideração que ele só terá bons resultados, ou seja, surtirá efeito na preservação da integridade física do trabalhador, se tivermos em sua base de dados informações completas e confiáveis.
Então, quando se está na fase inicial, efetuando o levantamento de dados e informações é muito importante que tenhamos em mãos uma planilha que nos garanta que as informações coletadas estão tirando uma fotografia real e precisa dos riscos ambientais existentes nos locais de trabalho, a esta planilha denominaremos de APR..
A APR é uma análise inicial "qualitativa", a ser desenvolvida na fase de projeto e desenvolvimento de qualquer processo, produto ou sistema, possui especial importância na investigação de sistemas novos de alta inovação e/ou pouco conhecidos, e porque não dizer, quando a experiência em riscos na sua operação é carente ou