Atuaçao de tst em instalaçoes eletricas em uma usina
TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
INSTALAÇÕES ELETRICAS
FABIO ALVES DE SOUSA
PALMAS 2011
FACULDADE ITOP
TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
INSTALAÇÕES ELETRICAS
Orientar todos os trabalhadores sobre a atividade de segurança em uma usina hidrelétrica. Não são medidas de segurança preventivas e definitivas, mas considerações e diretrizes a serem implantadas para que dia a dia possamos diminuir o número de acidentes do trabalho, não somente em usinas hidrelétricas, mas em todos os ambientes de trabalho.
PALMAS 2011
1. INTRODUÇÃO
As usinas hidrelétricas se diferem quanto a tamanho, aspectos construtivos, localização, produção de energia, tensão de distribuição dentre outros itens, entretanto, fora estes detalhes inerentes a cada uma, os aspectos de segurança e saúde no trabalho são muito similares. A complexidade das usinas hidrelétricas com a disposição de reservatório de acumulação, as unidades geradoras de energia, os painéis elétricos, as tubulações sob pressão, os transformadores, a linha de transmissão, entre outros que oferecem risco a segurança do trabalhador e necessitam que estes riscos sejam minimizados. A intenção e fornecer diretrizes para que se apliquem medidas preventivas de prevenção de acidentes e as mesmas sejam efetivamente implantadas e seguidas na usina. Não adianta criar normas internas de segurança, mas não cobrar ostensivamente para que as mesmas sejam cumpridas por todos os colaboradores e até pela alta direção da empresa.
A segurança do trabalho em usinas hidrelétricas busca minimizar os riscos inerentes à atividade de produção de energia elétrica e as suas atividades relacionadas. O risco de acidente existe, entretanto a função de todos empregados que trabalham na usina é atuar nos pontos críticos evitando que os mesmos aconteçam, para tanto é necessário a elaboração de treinamento de segurança específico, campanhas de conscientização e elaborar medidas para controle dos riscos.
O controle dos