EJA
As professoras mantém uma motivação positiva em relação ao trabalho na EJA, devido que com os alunos desse método de ensino , há poucos problemas disciplinares, e também, há um bom convívio e troca de experiências entre ambos.
Como a EJA é um ensino para todas as idades, o fundamental desafio é adequar uma metodologia e uma didática que atenda satisfatoriamente um grupo diverso de estudantes, cada um com uma expectativa diferente, evitando a evasão e/ou a desistência por motivos particulares como família, saúde, cansaço,desmotivação entre outros. Mesmo com o trabalho cansativo, eles se esforçam em busca de um melhor salário e um bom aprendizado. lecionar para a EJA é lecionar para quem tem a sabedoria do corriqueiro da vida. É importante ter claro como o ensino vai ser aplicado: Nesse método é preciso dar espaço para os educandos participar dessa construção. É preciso saber ouvir.É uma troca sem perder o objetivo da didática de que este ensino será utilizado também para o trabalho.
As letras as silabas , os números, os cálculos, as palavras, vão surgindo de textos em contextos. Contextos da realidade e direitos dos educando, como cultura, saúde, educação moradia, segurança e também de documentos, contas de água , luz e telefone, etc. Contexto do seu direito e dever ir as urnas para votar com autonomia.
Nesse contexto a inclusão digital também é importante com acesso a tecnologia e uso do computador para ampliar o conhecimento e a comunicação.
É desenvolver um processo educativo em suas dimensões ética ,cultural, política e social, através do conhecimento inicial do aluno por meio de pesquisas e trabalhos individuais e em grupos , aulas expositivas baseadas no dialogo ,ampliando assim esse conhecimento.
Como dizia Cora Carolina “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”