EJA
EDUCAÇÃO DE JOVENS A ADULTOS
A história da educação de Jovens e Adultos no Brasil
São Paulo – SP
2015
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A maior demanda de jovens pelos cursos de EJA traz, como conseqüência, a dificuldade do professor atender num mesmo espaço e tempo diferentes níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagens. A Educação de Jovens e Adultos apresenta hoje uma identidade que a diferencia da escolarização regular e essa diferenciação não nos remete apenas a uma questão de especificidade etária, mas, primordialmente, a uma questão de especificidade sócio histórico-cultural.
Em geral, as falas dos professores apontam para aceitação do aluno adulto, reconhecendo e valorizando o esforço diário para permanecer no curso, o esforço para aprender, para responder às tarefas e a manutenção da relação hierárquica professor x aluno, no respeito com que o adulto trata o mestre. Quando se trata de adolescentes, entretanto, as inquietações são muitas: evidencia-se a dificuldade de lidar com a disciplina com a falta de motivação e do envolvimento do aluno nas tarefas escolares - conversam muito, se movimentam demais, não prestam atenção às aulas, não fazem tarefas são as queixas mais frequentes.
Os novos rumos da Educação Brasileira enfatizam a difusão dos valores de justiça social e dos pressupostos da democracia, do respeito à pluralidade fundados a crença na capacidade de cada cidadão ler e interpretar a realidade, conforme sua própria experiência, o que exige reorientar o olhar para propostas educativas que incluam o desenvolvimento da pessoa humana de forma integrada e completa, no atendimento de suas necessidades cognitivas, afetivas, motoras e sociais.
A problemática educacional no Brasil, está marcada pela exclusão de camadas populares da sociedade que vem interditando a inúmeros cidadãos a possibilidade de acesso a língua e a um universo de saberes produzidos nas diferentes áreas