Museu Arte Contemporanea MAC
Contemporâneo
Niterói
OBRA EM CONCRETO
SISTEMAS ESTRUTURAIS (CONCRETO)
Introdução
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Influenciado pela imagem de um cálice de flor suspensa no ar, o projeto do
Museu de Arte Contemporânea de Niterói revela a audácia de um artista experiente, que queria uma arquitetura suspensa onde a linha curva desenhasse todo o projeto.
Localizado no topo do Mirante da Boa Viagem, na Avenida Almirante Benjamin
Sodré da cidade de Niterói, desfrutando de uma linda vista do Pão de Açúcar e o Corcovado, justamente enfrente da Baía de Guanabara do Rio de Janeiro, acessível através de uma impressionante ponte; assim o Museu se destaca no penhasco como um farol simbólico em frente a baía.
O arquiteto Oscar Niemeyer resume seu projeto para o Museu de Niterói:
"O terreno era estreito, cercado pelo mar e a solução aconteceu naturalmente, tendo como ponto de partida o inevitável apoio central. Dele, a arquitetura ocorreu espontânea como uma flor. A vista para o mar era bonita e tinha que aproveitá-la. Suspendi o edifício e debaixo a paisagem se estendeu ainda mais bonito. Então defini o perfil do museu. Uma linha que vem da terra e sem interrupção cresce e se desdobra, sensual, até a cobertura. A forma do edifício, que eu sempre imaginei circular , se fixou e em seu interior eu parei e fiquei apaixonado. Ao redor do museu criei uma galeria aberta para o mar, repetindose no segundo andar, como um mezanino inclinado sobre o grande salão de exposições. "
A combinação dos elementos que cercam um espaço aberto de 2500 mil metros quadrados, um espelho de água em sua base com 817 metros quadrados de superfície e 60 centímetros de profundidade dão a estrutura uma aparência de grande leveza.
Esboço do Arquiteto Oscar Niemeyer
Ficha técnica:
Arquitetos: Oscar Niemeyer
Engenheiro estrutural: Bruno Contarini
Construída em: 1991 - 1996
Tipo de projeto: Cultural
Estrutura: Concreto
Localização: Niterói, Brasil
Implantação no terreno: Isolado