EIXO MUSICA ED. INFANTIL
Para se ensinar música para a criança temos que nos preocupar com a capacidade dela de entender o que lhe é proposto, observar as coisas em que a criança traz de sua realidade, tornar as músicas propostas para atividades fluentes, como se fosse uma conversa entre aluno e professor, demonstrando para ela seus sons.
O desenvolvimento musical se dá em uma sequência, essa sequência é formada a partir das oportunidades de interação que essa criança tem com os elementos da música, ambiente musical e sua educação.
A música no dia a dia delas vem ajudando em vários propósitos, como: hábitos, atitudes, disciplina, condicionamento da rotina, comemorações e etc. Assim os diferentes tipos de músicas são ligados a cada situação, mas a maioria das vezes acompanhadas de gestos e movimentos, a linguagem musical é um dos canais que desenvolvem expressão, o autoconhecimento e o equilíbrio, sendo um grande meio de interação social.
A música contribui para o desenvolvimento cognitivo e motor despertando a criatividade. Podemos observar que, cada criança ao escutar uma melodia, interpreta - a de forma única e pessoal. Além da forma de internalização.
Quando colocamos diferentes situações nas brincadeiras que envolvam música, fazemos com que a criança cresça através da procura da solução ou alternativa da atividade proposta, fazendo com que o desenvolvimento psicomotor dela, enquanto brinca, alcance níveis que só com a motivação ela consegue. Além de favorecer a concentração, a atenção, engajamento e a imaginação.
Com isso a criança fica calma e aprende a pensar estimulando sua inteligência.
"Inúmeras pesquisas desenvolvidas em diferentes épocas, particularmente nas décadas finais do século xx, confirmam que a influência da música no desenvolvimento da criança é incontestável. Algumas delas demonstram que o bebê, ainda no útero materno, desenvolve reações de estímulos sonoros." (NOGUEIRA, M.A, A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, v. 5, n. 2,