Plano de aula
ENSINO: Educação Infantil
TURMA: Pré II
FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS: Crianças de 5 e 6 anos
RESPONSÁVEIS: Professores, equipe administrativa e pedagógica
2- INTRODUÇÃO
O ensino da música na educação infantil está relacionado a uma motivação da criança, á socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical dessa fase, se estendendo para todas as áreas da aprendizagem. Quando a criança está cantando ou ouvindo uma música, está aprendendo muitas coisas como: Folclore, Ciências, Esquema Corporal, Alfabeto, Matemática.
Devemos ressaltar que se a música for utilizada apenas com o objetivo de ensinar conceitos matemáticos, reforçar hábitos de higiene, cumprimentar ou despedir de visitantes ou anunciar o momento do lanche ou da história, se estará desvirtuando a sua função primeira. Dessa forma a presença da música nas datas comemorativas deve ser muito bem analisada e adequadamente aproveitada, evitando que seja vista apenas como recreação, passatempo ou demonstração superficial de um trabalho realizado em classe. Essa prática deve, portanto, resultar de um trabalho mais profundo, isto é, devem ser a culminância de outros objetivos trabalhando com as crianças.
A musicalização desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança, ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta à consciência rítmica e estética. A música também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. A educação pela música proporciona uma educação profunda e total.
Ao realizar atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, sendo fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita. Por revelar todas essas vantagem para o aprendizado da criança, a música vem sendo incluída no Referencial Curricular Nacional