Breve estudo do léxico
1. DISCIPLINA: BREVE ESTUDO DO LÉXICO
1. INTRODUÇÃO Léxico pode ser definido como o acervo de palavras de um determinado idioma: todo o universo de palavras que as pessoas de uma determinada língua têm à sua disposição para expressar-se, oralmente ou por escrito. Podemos dizer que uma característica básica do léxico é sua mutabilidade, já que ele está em constante evolução. Algumas palavras se tornam arcaicas, outras são incorporadas, outras mudam seu sentido, e tudo isso ocorre de forma gradual e quase imperceptível. Essa experiência cultural acumulada por uma sociedade através do tempo é traduzida no sistema léxico, ou seja, o léxico pode ser considerado como o patrimônio vocabular de uma comunidade linguística através de sua história, um acervo que é transmitido de uma geração para a geração seguinte. O usuário da língua utiliza o léxico, esse inventário aberto de palavras disponíveis no seu idioma, para a formação do seu vocabulário, para sua própria expressão no momento da fala e para a efetivação do processo comunicativo. Assim, o vocabulário de um indivíduo caracteriza-se pela seleção e pelos empregos pessoais que ele faz do léxico. Quanto maior for o vocabulário do usuário, maior a possibilidade de escolha da palavra mais adequada ao seu intento expressivo.
O léxico da língua portuguesa falada no Brasil compreende palavras de várias origens, incorporadas em épocas diferentes. Esses inúmeros "empréstimos" trouxeram ao português não apenas palavras, como também inovações técnicas, científicas e culturais.
2. CONTEXTUALIZANDO O LÉXICO COMO OBJETIVO DE ESTUDO
O ramo da linguística que tem por objetivo o estudo científico do acervo de palavras de um determinado idioma - léxico - sob diversos aspectos, é denominado Lexicologia. Nesse estudo procura-se determinar a origem, a forma e o significado das palavras que constituem o acervo de palavras de um idioma bem como o seu uso na comunidade dos