REFLEXÕES SOBRE O GÊNERO EM PORTUGUÊS EUROPEU E EM TÉTUM

2220 palavras 9 páginas
REFLEXÕES SOBRE O GÊNERO EM PORTUGUÊS EUROPEU E EM TÉTUM

Obra:
CHOUPINA, Celda Morgado.Versão reduzida e revisada da comunicação intitulada “O gênero em português europeu e em tétum: reflexões para uma didática do Pl2 em Timor-leste”, apresentada ao III Simelp, Macau, 30 de agosto a 2 de setembro de 2011.

Autora:
Celda Morgado Choupina é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas , Variantes de Estudos Portugueses pela Escola Superior de Educação – IPP, Fac. de Letras da Univ. do Porto e mestra em Linguística e Ensino de Línguas pelo Centro de Linguística da Univ. do Porto (Portugal).
Resumo:
Escrito de forma breve, porém perspicaz, abarcando a categoria gênero, diferenciando sua marcação no português europeu e no Tétum, a autora, neste artigo, apresenta algumas explicações sustentado-as em alguns dos grandes estudiosos, entre eles Mattoso Câmara, demonstrando que no português o gênero é marcado de forma arbitrária( não ligado ao sexo), diferentemente do Tétum, no qual estão estritamente ligados,além de desenvolver explicações, referenciadas por gramáticos e lingüistas, sobre os processos de marcação( enquanto o português europeu têm vários, o Tétum é formado apenas por composição). Antes de entrar na comparação entre as línguas, Choupina, esclarece o que há muito tempo causa dúvidas entre muitos estudiosos: a diferença de sexo e gênero, demonstrando que o primeiro reflete a natureza biológica e o segundo anatureza gramatical, sendo este um critério puramente lingüístico. Como a grande parte dos lingüistas, inclusive os gramáticos do Port-Royal, ela acredita que gênero seja arbitrário, isso é sem relação ao sexo, por outro lado cede ao afirmar que essa relação pode até existir, mas é tão escassa que pode ser considerada exceção. No entanto ecistem algumas teorias que não vêm sua origem como arbitraria e simque se fez arbitrária, entre elas a de Cialdine Arruda que trata esta arbitrariedade, no português europeu, como

Relacionados