Eis a questão
Autor: Patricia Liz
Através do bom planejamento, o empresário pode prever riscos e antecipar ações para o sucesso da empreitada
Planejamento é o trabalho de preparação para qualquer empreendimento, no qual se estabelecem os objetivos, etapas, prazos e meios para a concretização. É o processo de organização de informações e dados importantes, fundamental tanto para manter a empresa funcionando, quanto para atingir metas. Apesar de não representar garantia de sucesso, um bom planejamento otimiza as chances e colabora para a diminuição dos riscos, que são efetivamente calculados.
O planejamento pode ser operacional, para acompanhar o dia-a-dia da empresa, ou para obter recursos. Neste último caso, será necessário o detalhamento de vários itens, conforme a necessidade do investidor.
Um planejamento mostra como o empresário pode aproveitar uma grande oportunidade. Mostra também como otimizar os recursos disponíveis, pois quando se planeja, pode-se visualizar cada parte da empresa. Ao mesmo tempo, o planejamento permite ver a empresa como um todo, o que ajuda a desenvolver métodos e estratégias eficientes para o crescimento.
Algumas dicas para elaborar o planejamento:
- Seja objetivo e tenha clareza ao descrever as informações, tomando cuidado para não omitir detalhes importantes.
- Tenha um foco claro de atuação. Se o planejamento for para a compra de um bem ou busca de recurso externo, você precisará definir claramente qual o retorno dentro da empresa. Não basta uma visão geral; é preciso explicar em que aquele bem ou capital irá contribuir para a ampliação do negócio.
- Projete suas vendas com base no mercado, e não na produção. Não adianta apenas analisar o quanto você pode oferecer; é preciso dimensionar a produção conforme a demanda.
- Não chute os números! Ao elaborar o seu plano, projete os custos e as receitas com base no histórico que a empresa apresenta ou nos dados levantados