Inclusão eis a questão!
inclusão, eis a questão!
Lajeado
2011
alice cristina eckhardt
Inclusão, eis a questão!
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comunicação e Linguagem, Psicologia da Educação, Educação e Diversidade, O Trabalho do Educador no Espaço Educativo.
Prof. Lilian Salete, Daniele Pedrosa Fioravante, Fabio Luiz da Silva, Vilze Vidotte Costa
Lajeado
2011
1 INTRODUÇÃO
Inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito polemizado pelas mais diferentes partes da educação e da sociedade. Segundo o dicionário Aurélio inclusão significa, incluir, compreender, abranger, conter em si, inserir, introduzir. Como podemos ver incluir significa muito mais do que inserção, como é citada a cima, incluir é ser compreendido, é fazer parte. Já a Constituição, diz que inclusão nada mais é do que garantir o direito de todos a educação indiferente das necessidades especiais.
2 DESENVOLVIMENTO
Para formulação deste trabalho realizei uma entrevista com um Pedagogo, um Professor e um Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Colina-RS, com a finalidade de refletir sobre a dificuldade encontrada no espaço escolar ao tratar a diversidade.
Abaixo podemos analizar a entrevista realizada:
Entrevistado: pedagogo (a).
1-Como o pedagogo (a) pode auxiliar o professor diante das dificuldades ligadas a inclusão de alunos que apresentam necessidades diversificadas em sala de aula?
Um pedagogo pode auxiliar o professor nas dificuldades em inclusão de alunos realizando discussões sobre o assunto e quem até a criação de um Caderno Pedagógico, para auxiliar nas atividades diárias, buscar materiais didático-pedagógico, para auxiliar no trabalho com