Efeitos psicológicos que incide no criminoso
Aluno: Rafael da Silva Cerqueira
Psicologia Aplicada ao Direito
Curso- Direito
Resenha
O crescimento e o desenvolvimento histórico são originados a partir das relações sociais dos indivíduos, atuando como o sujeito passivo e ativo.
Baseado neste contexto suas atuações seguem um processo ideológico que se reproduz em nível individual, no qual o ser humano torna-se consciente dos conflitos existentes em relação a produção de sua vida, mas ainda enfrenta as contradições entre as representações de suas atividades produzidas na concepção material
Acredita-se que os seres humanos têm capacidade de realizações fenomenais, onde por natureza tende a racionalizar suas atitudes e procura respostas para os motivos que o levam a tomar as mais inesperadas decisões em todos os campos de suas diversas atividades naturais e artificiais, práticas e teóricas.
É visado por toda a sociedade ou grupo social, a existência de certa disciplina que venha assegurar o convívio harmônico entre seus membros.
O encarregado dessa tarefa é o controle social, dispondo de inúmeros meios, sistemas normativos, impondo estratégias de prevenção e socialização. No entanto, ao se ter conhecimento dos confinamentos nas penitenciárias, ver-se traços de insanidade desses homens conhecidos como criminosos e os nocivos à sociedade, alojando o problema no excessivo isolamento como castigo na cobrança de um delito.
Em relação às projeções dos surtos, dizem que a alucinação leva os criminosos a danos psicológicos, no entanto faz-se referência ao confinamento isolado que é mais prejudicial que o coletivo.
Os graves problema existentes no mundo hoje, como os tóxicos, o analfabetismo, a explosão demográfica e a desigualdade social são percebidos como um impressionante avanço no campo do conhecimento.Dizem que a violência e a criminalidade perduram a tempos na sociedade.