Estudos sobre hawthorne
SOBRE A INFLUÊNCIA DA ILUMINAÇÃO E PRODUTIVIDADE Entre os anos de 1924 e 1932,uma empresa da cidade de Hawthorne - Chicago - EUA, Western Electric Company, Formou uma equipe para realização de uma pesquisa sobre : A influência das condições de trabalho na produtividade e eficiência dos trabalhadores. Esse grupo de pesquisadores,liderados pelos cientistas Elton Mayo e Fritz Rolthlisberguer, Formados pela Universidade de Harvard,criaram e desenvolveram uma série de estudos e experimentos que em conjunto com o Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos.
A finalidade da pesquisa era determinar a relação existente entre a intensidade de iluminação dos locais de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pela produção obtida. Uma das experiências consistia no seguinte: dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho em condições idênticas foram escolhidos para observação, sendo devidamente anotada a produção de cada grupo. Um grupo trabalhou sob iluminação variável enquanto o outro sob iluminação constante.
Colocando em evidência o fator iluminação os pesquisadores esperavam conhecer seus efeitos sobre o rendimento dos trabalhadores. Mas os resultados desse primeiro experimento foram de certa forma frustrantes. Não porque não existisse uma relação entre intensidade de iluminação e produção de cada grupo, mas porque era impossível isolar esse fator de outros que interferiam no processo, especialmente os psicológicos. Por exemplo, quando a intensidade da iluminação aumentava, os trabalhadores se sentiam na obrigação de produzir mais, acontecendo o contrário quando ela diminuía.
Quando no entanto os pesquisadores trocaram as lâmpadas das salas onde se realizava o experimento, levando os operários a acreditar que a intensidade da iluminação havia aumentado (quando na realidade isso não havia acontecido), a resposta foi um aumento da produção.
Outras experiências desse tipo foram feitas, e todas indicaram a