Efeito de harthorne em estudos de usabilidade

837 palavras 4 páginas
feito de Hawthorne em estudos de usabilidade: mito ou realidade?
Nos anos 20 foi realizada uma experiência na fábrica Hawthorne Works tendo em vista melhorar a produtividade dos trabalhadores alterando os níveis de luminosidade do local de trabalho.
Os resultados obtidos foram surpreendentes porque independentemente das condições de trabalho os trabalhadores produziram sempre mais do que era usual. A conclusão a que o investigador Mayo chegou foi que:
A melhoria do desempenho dos trabalhadores deveu-se ao facto destes se sentirem lisonjeados e motivados pela atenção que lhes foi dedicada durante o estudo.
Ou seja, o facto de estarem a participar numa experiência motivou-os a produzir mais. Esta conclusão ficou conhecida como o efeito de Hawthorne. A generalização desta conclusão tem efeitos profundos pois põe em causa os resultados obtidos em qualquer experiência envolvendo seres humanos que saibam que estão a ser estudados, como é o caso dos testes de usabilidade.

Crítica ao efeito de Hawthorne

O artigo Usability Studies and the Hawthorne Effect de Macefield debate os fundamentos desta célebre conclusão que embora persista como uma lei, tem vindo a ser criticada por diversos autores ao longo do tempo. Por exemplo, Parsons em 1974 defendeu que o aumento de produtividade se deveu aos trabalhadores terem recebido feedback acerca do seu trabalho diariamente, o que não acontecia antes e lhes permitiu ir aprendendo a melhorar.
Embora exista a possibilidade da ocorrência do efeito de Hawthorne num teste de usabilidade, Macefield defende que este raramente será aplicável porque: • Os testes de Hawthorne foram realizados ao longo do tempo com a participação dos mesmos trabalhadores. Os testes de usabilidade são normalmente executados apenas uma vez com cada pessoa; • Os trabalhadores de Hawthorne eram especialistas que executavam exactamente as mesmas tarefas há anos. Os testes de usabilidade destinam-se normalmente a testar sistemas novos e por isso

Relacionados