Teoria geral de sistemas
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DE SISTEMAS
TURMA: "A"
ALUNOS: MÁRCIO APARECIDO DOS REIS
MATR.: 9 4 / 0 5 8 8 - 3
1 9 9 7
Í n d i c e
Introdução 3
O que é Globalização 4
Globalização e o Mercado Financeiro 5
Tecnologia na Globalização 6
Globalização e os Blocos Comerciais 7
Globalização e os Estados 9
Cultura Global 10
Globalização e Marketing 11
Globalização e os Países Ricos e Pobres 12
Conclusão 13
Bibliografia 14
I n t r o d u ç ã o
O mundo começou a ficar globalizado no início dos anos 80, quando a tecnologia de informática se associava a tecnologia de telecomunicações e com a queda das barreiras comerciais. Existe interligação acelerada dos mercados internacionais, possibilidade de movimentar grandes quantias de valores em segundos, é a “Terceira Revolução Tecnológica” (processamento, difusão e transmissão de informações).
O mercado financeiro é uma massa mundial dentro da qual se aposta em tendências conflitantes, modelos de empresas, abertura de comércios, a mundialização das marcas de produtos, mais ágil, viabiliza o fechamento de negócios em segundos. O mercado financeiro saiu da mão dos bancos. Os especuladores ganharam maior poder de fogo. Em poucos instantes, o valor de negócios pode ganhar transformações radicais.
A globalização é um fenômeno com ramificações industriais, de prestação de serviços, comerciais ou financeiras, graças a queda do custo da comunicação e as novas tecnologias de troca de dados. A rapidez, o barateamento e a confiabilidade caracterizam a globalização do ponto de vista tecnológico. A Velocidade da informação pelo mundo é a característica atual da globalização.
O desemprego é um drama nacional dos países mais pobres, que perdem com a desvalorização das matérias-primas que exportam e o atraso tecnológico. A globalização não beneficia a todos de maneira uniforme. Uns ganham muito,