Efeito da Concentração de Substrato
Introdução: As enzimas são substâncias orgânicas e são proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. O poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam. Assim, na presença de uma enzima catalisadora, a velocidade da reação é mais rápida e a energia utilizada é menor. Por esse motivo as enzimas praticamente regem todo o funcionamento celular interno, favorecendo o metabolismo anabólico (construção) e catabólico (degradação).
Alguns fatores influenciam na atividade catalítica das enzimas, entre eles esta a concentração do substrato que é um dos fatores mais importante.
As enzimas são específicas para um determinado substrato, isto é, as enzimas que atuam sobre um substrato não têm ação sobre outros substratos diferentes. Dessa maneira, as amilases - enzimas que degradam o amido - não têm ação sobre nenhum outro substrato que não seja o amido; as proteases, por sua vez, são enzimas que degradam apenas as proteínas; e as lipases são enzimas que só degradam os lipídios; e assim por diante. Levando-se em conta a concentração das moléculas de enzimas, quanto maior o seu teor, maior será a velocidade da reação, seguindo proporcionalmente a quantidade suficiente de substratos para reagir com as enzimas. Quando aumentamos a concentração do substrato, a velocidade tende a um limite determinante de acordo com a quantidade de enzimas no sistema. A partir desse ponto nenhuma influência terá o substrato sobre a velocidade, pois todas as enzimas já se encontraram ocupadas. Se aumentarmos a concentração do substrato mantendo a da enzima, aumenta a atividade enzimática, até um certo ponto em que se verifica a saturação enzimática. Quando a concentração do substrato é baixa, a maior parte das moléculas estão livres. Quando a concentração do substrato é muito alta, a enzima torna-se saturada com o substrato, assim praticamente toda a enzima se