Bioquímica relatório cinética
Enzimas são proteínas catalisadoras de reações que sob condições naturais seriam muito lentas. As enzimas sofrem os mesmos efeitos estruturais observados com as proteínas globulares pela variação de pH e de temperatura. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido uma repulsão de cargas.
O aumento da velocidade de uma reação se deve a diminuição da energia livre de ativação. A cinética enzimática tem por objetivo a compreensão do mecanismo de ação das diferentes enzimas e da velocidade das reações por elas catalisadas. Ela estuda a influência de condições de trabalho (concentrações de reagentes e das enzimas, temperatura, pH,) naquelas velocidades e correlaciona as velocidades das transformações com alguns dos fatores que as afetam.
Um dos fatores que afetam a velocidade de uma reação catalisada por uma enzima purificada é a concentração de substrato presente. O estudo do efeito da concentração de substrato é complicado pelo fato de a concentração variar durante o curso de uma reação à medida que o substrato é convertido em produto. É necessário considerar um tempo de reação suficientemente curto já que a concentração é convertida em produto.
Outro fator que influencia na atividade enzimática é o pH. As enzimas sofrem os mesmos efeitos estruturais observados com as proteínas globulares pela variação de pH e de temperatura. Mudanças extremas de pH podem alterar a estrutura da enzima devido a uma repulsão de cargas. Muitas enzimas apresentam pH ótimo, determinado a partir de uma curva do efeito do pH na atividade enzimática.
OBJETIVO
Determinar a influência do pH sobre a enzima invertase;
Determinar a influência da concentração de substrato na velocidade da reação;
Determinar a influência do tempo de incubação sobre a atividade da enzima Invertase.
MÉTODOS
1.1 Materiais utilizados:
- Pipeta graduada;
- Tubos de ensaio;
- Pera;
- Becker;
- Sacarose 0,2 mol.L-1;
- Invertase 0,1 mg.m.L-1;
- Solução