Efeito da Concentração do Substrato na Cinética Enzimática
Efeito da Concentração do Substrato na Cinética Enzimática
1. Resumo
O objetivo desta aula prática consiste em verificar os efeitos da concentração do substrato na cinética das enzimática. Para isso foram utilizadas diferentes concentrações de amostras, sendo que este relatório tem como principal assunto a amostra de concentração 7,5%. Conforme o esperado com o aumento da concentração de substrato ocorre também um aumento no valor da velocidade da reação. Sendo assim, a velocidade do grupo A(5%-V/V) obteve a menor velocidade de reação e consecutivamente em ordem crescente os gupos B(7,5%-V/V), C(10%-V/V) e D (12,5%-V/V).
Pelo fato de o coeficiente de determinação (R2) da correlação de Lineweaver – Burk ter se aproximado mais de 1 do que a correlação de Hanes, aquela torna-se a mais indicada do que esta para determinar Km e Vmax neste experimento.
2. Introdução
A Cinética de Reações Enzimática tem por objetivo: medir as velocidades das reações processadas; analisar a influência de condições de trabalho (pH, e concentrações) naquelas determinadas velocidades; relacionar a velocidade das reações com fatores que às alteram; otimizar o processo; estabelecer critérios para o controle do processo; projetar o reator mais adequado. Uma vez que a função das enzimas é a catalase de reações químicas, todo o estudo da atividade dessa função deve ser baseada em medidas quantitativas da velocidade da reação catalisada, e um dos fatores mais importantes que influenciam na velocidade de uma reação enzimática é a concentração do substrato (BOBBIO, 2003). Um dos fatores que afetam a velocidade de uma reação catalisada por uma enzima é a concentração do substrato presente. O estudo dos efeitos da concentração de substrato é complicado pelo fato de a concentração de substrato variar durante o curso de uma reação à medida que o substrato é convertido em produto. Medindo-se a velocidade inicial da reação