Efeito Chicote
MARKETING
TURMA: 3º SEMESTRE PERÍODO: NOTURNO
LUIZ FELIPE DA SILVA
EFEITO CHICOTE
Carapicuíba – SP
Abril/2015
LUIZ FELIPE DA SILVA
EFEITO CHICOTE
Carapicuíba – SP
Abril/2015
ÍNDICE
Introdução Diante do quadro de fortalecimento político, econômico e cultural brasileiro no cenário internacional dos últimos anos, nota-se um maior interesse em questões que envolvam o que é conhecido como estilo de vida brasileiro. O consumo de produtos que traduzem "o nacional" cresceu interna e externamente, e tanto o Estado Brasileiro quanto a iniciativa privada endossaram essa ideia. Percebemos a união dessas duas esferas para promoção da identidade brasileira através de meios midiáticos, fazendo uso especialmente do marketing em todas as suas formas. Essa promoção tem grande importância para o desenvolvimento tanto da economia quanto da política nacional, tendo em vista a construção de uma imagem de um país forte, estável e próspero – é a realização de marketing público interferindo diretamente na política externa brasileira.
Efeito Chicote
Inicialmente considerado um mal necessário, ainda é difícil saber se o conceito de SCM tem como um de seus objetivos combater esse fenômeno ou se foi através do SCM que ele foi identificado e que suas causas começaram a ser estudadas, há 50 anos por Forrester (daí o efeito chicote também ser chamado de Efeito Forrester). O que é importante é o fato de que esse efeito causa prejuízos às empresas, uma vez que ocorre sobre a expectativa de demanda, o que influencia toda a estrutura das empresas de uma cadeia.
O efeito chicote é resultado da discrepância entre a demanda real e a prevista, unida à intenção das empresas alinharem sua oferta a essa demanda, sem deixar de atendê-la. Desta forma, as empresas, por não possuírem a informação correta de seus clientes, buscam se proteger e garantir o nível de atendimento através do aumento do nível de estoques para