Efeito Chicote
Exercícios
1- O que é efeito chicote?
R= Variação que ocorre entre a demanda real e a prevista, unida a intenção das empresas de alinharem sua oferta a essa demanda, sem deixar de atendê-la.
2- Quais causas podem gerar o efeito chicote?
R= Processamento da previsão da demanda, jogo da escassez ou racionamento, acúmulo de pedidos e flutuações de preços.
3- Por que certas entregas podem considerar o efeito chicote um mal necessário?
R= Incapacidade das empresas em prever a demanda junto aos clientes, de forma que o efeito chicote se torne um mal necessário para que não falte peças junto aos clientes.
4- Qual é a relação que pode ser feita entre o estoque e o efeito chicote?
R= A variação no nível de estoque tende a ser maior ao se afastar do ponto de consumo.
5- Qual relação pode ser feita entre GCS, efeito chicote e estoque?
R= nos últimos tempos a Gestão da Cadeia de Suprimentos vem chamando a atenção dos pesquisadores e profissionais da área, e dentro deste contexto uma área ativa de investigação é o bullwhip efect . Nas empresas que produzem sob encomenda (Make to Order) a gestão é facilitada, pois esta empresa trabalha com pedidos em carteira. Já para as que produzem para estoque (Make to Stock) a sua gestão se baseia na previsão de vendas (forecasting), e, portanto estão sujeitas a todas as desvantagens e riscos inerentes a uma previsão. Muitos fornecedores e varejistas observaram que enquanto a demanda dos clientes por produtos específicos não variava muito, os estoques e os níveis de reabastecimento flutuavam consideravelmente ao longo de sua cadeia de suprimentos. Existem inúmeras razões para o efeito da amplificação de estoques, mas a mais importante é a incerteza, associada a vários fatores da cadeia de suprimentos, incluindo percepção da demanda, qualidade da informação e inerentes atrasos que podem ser encontrados dentro da cadeia de suprimentos. Freqüentemente,