Projeto redes estrutura
O Projeto das Topologias de Rede é a base para o desenvolvimento do Projeto
Lógico. Com o crescimento rapido da Wondershare Logistica, ira abrir 03 filiais para melhor distribuição de suas mercadorias.
A seguir veremos o que deve conter cada topologia e quais informações são importantes sabermos previamente para melhor detalhar as topologias.
TOPOLOGIA DA REDE LAN
A topologia de uma Rede Local está diretamento relacionada com a quantidade de hosts que essa rede deverá suportar, a existência ou não de servidores, escalabilidade, disponibilidade e outros fatores que veremos a seguir. Para uma rede com poucos hosts, sem servidores, sem a necessidade de uma alta disponibilidade e com uma pequena expectativa de crescimento, como pode ser o caso de uma pequena filial, não devemos projetar uma rede local com uma equipamentos caros que não justifiquem o investimento, devemos nos limitar a atender os hosts existentes, prevendo um pequeno crescimento e respeitando os valores de disponibilidade acordados. Na figura a seguir temos um exemplo de uma rede local de pequeno porte que se interliga com sua matriz por meio de um roteador:
TOPOLOGIA DA REDE LAN
Mas se tivermos projetando uma rede mais robusta com uma grande quantidade de hosts, servidores, acessos a outras redes, inclusive Internet, com uma previsão de crescimento alta e com a exigência de uma alta performance e disponibilidade, devemos seguir o Padrão Hierárquico de Projeto de Redes Locais, visando diminuir os domínios de broadcast e separando a rede em camadas bem definidas, cada uma com seus elementos e funções.
A estrutura hierárquica ajuda a projetar uma rede em partes, cada uma focada num objetivo diferente. No modelo hierárquico existem 3 camadas: Acesso, Distribuição e
Core. A camada de acesso conecta os usuários finais por meio de switches de baixo custo, a camada de distribuição implementa políticas de acesso e a camada core
utiliza-se