Efeito Chicote
Curso/Disciplina: Logística e cadeia de suprimentos
Professor: Eduardo Luis de Barcelos da Silva
Atividade: Estudo dirigido
Prazo de entrega: até 9 º semana
Alunos:
.
Trabalho apresentado como exigência para Estudo Dirigido da disciplina de Logística e Cadeia de Suprimentos do Curso Engenharia da ETEP Faculdades.
2013
Introdução
Cada vez mais as empresas têm percebido a importância e a influencia da logística no processo produtivo e o quanto isso influencia desenvolvimento financeiro, com sua evolução aliada as constantes mudanças na Tecnologia da Informação – TI, está cada vez mais possível o gerenciamento e controle para que se consiga maximizar os lucros e a eficiência.
E uma das dificuldades que uma cadeia de suprimentos enfrenta é o efeito chicote. Esse efeito é o desalinhamento entre oferta e demanda, isso ocorre devido a uma expectativa de demanda ou oferta que não se realiza, em geral tem relação direta com o macro ambiente, e isso afeta todas as empresas que fazem parte da cadeia, causando alteração nos níveis de estoque, produtividade, quantidade de pedidos. O efeito chicote já vem sendo estudado por autores como Forrester (1958), Hau Lee (1997) e mais recentemente por Svensson (2005).
A cooperação e a coordenação entre as operações das empresas são necessárias para evitar ou minimizar a variabilidade do nível de estoque nas cadeias de suprimentos. Svensson (2005)
Causas e Soluções
Visto o alto custo que o efeito chicote gera devido as alterações no níveis de estoque, pedidos, demanda, oferta, busca-se as causas deste efeito. Hau Lee em 2004 realizou pesquisa e apontou quatro causas principais que geral o efeito chicote.
Processamento da previsão de demada
Jogo da escassez ou racionamento
Acúmulo de pedidos
Flutuações de preços
A Tabela a seguir mostra as quatro forças geradoras do efeito chicote e como