Educação
O ESPAÇO E O SEU IMPACTO EDUCATIVO: Quais as principais características da gestão e organização do espaço sala em Educação Infantil
Marta Sofia Carreiro Filgueiras
Orientador: Prof. Doutor Luís Tinoca
Lisboa, Julho de 2010
“Tal como a expressão corporal e o gesto pretendem ilustrar e evocar situações próximas do universo da experiência e da compreensão das crianças, igualmente a utilização de alguns dos espaços deve (…) obedecer ao mesmo principio, ou seja, induzir ao reconhecimento das suas funções e às consequentes noções de limites”.
Amílcar Martins, 1998
-2-
Resumo:
A presente investigação pretende consciencializar para a importância da gestão e organização do espaço sala, como condicionante do ambiente de aprendizagem.
As principais linhas orientadoras que surgem no quadro teórico conceptual assentam na gestão e organização do espaço sala, como questão central em educação pré-escolar, com o propósito de ser este o espaço onde se estabelece a intencionalidade educativa do educador. As características organizacionais das escolas são a questão mais abrangente, pois resultam do compromisso entre a estrutura formal e as interacções que nela se estabelecem. Sendo que, é necessário criar estratégias educativas que resultem da organização e gestão dos meios e recursos disponíveis.
O trabalho empírico resulta das opções metodológicas que julgamos serem adequadas a este tipo de estudo, de carácter qualitativo. Optámos por uma abordagem do tipo, estudo de caso, pois a sua orientação incidiu na observação directa, esforçando-se por ser naturalista na procura de saber como e porquê. Utilizou-se como técnica de pesquisa a observação participante e o inquérito por entrevista, que nos proporcionou um diálogo directo com as educadoras, a coordenadora e a directora. Efectuaram-se, também, registos de observação diária da utilização do espaço, por parte das educadoras e das crianças. Esta recolha de