Educação
Diversidade e Educação
Diversidade Cultural e Pluralidade
Profa. Ma. Ana Maria Bittar Crivari
Diversidade significa pluralidade, variedade de ideias, crenças, costumes, culturas. Grande diversidade Brasil Por fundação o país da diversidade. Negros, índios e europeus participaram do processo de colonização, cada um a seu modo contribui com suas diferenças culturais.
1
18/03/2013
A Diversidade inclui a diferença que forma um todo.
Brasil • Índios • Negros • Europeus
Duas Concepções de Diversidade
1. Conjunto de diferentes indivíduos que formam uma comunidade e possuem as mesmas características culturais e
juntos formam a identidade nacional, lutando por seus direitos e pela democracia cultural.
2. A diversidade no contexto mundial, das trocas, dos bens e serviços culturais, buscando intercâmbio equilibrado entre os países. Cada Estado tem interesse em explorar e valorizar a sua cultura diante do outro, provocando disputas, rivalidades, conflitos e confrontos.
2
18/03/2013
A Unesco “visa garantir a autonomia cultural dos Estados Soberanos e é o principal mecanismo para manter a distinção das culturas nacionais diante do que é concebido como tendência à homogeneização cultural da globalização”. O Estado é uma Nação que tem território próprio, soberania , autonomia (leis próprias): povo povo, território, governo. A Nação são todas as pessoas ligada pela cultura, língua, religião, origem, etnia.O Estado Soberano é caracterizado por ser um estado independente politicamente. A diferença entre Estado e País: o primeiro necessariamente possui território, e o segundo não.
Ensinar a pluralidade ou viver a pluralidade? A pluralidade, vive-se, ensina-se e aprende-se.
É trabalho de construção, no qual o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece.
Artigo 4º, parágrafo II, que Diversidade Cultural é a