Educação
O presente trabalho visa apontar algumas importantes considerações em relação reeducação no processo de limpeza urbana e para assuntos relacionados à proteção do meio ambiente.
Os temas envolvendo lixo e saúde pública tem nos últimos tempos se tornado assunto em diversos encontros internacionais envolvendo as mais importantes economias do mundo, onde o debate objetiva encontrar soluções para minimizar a geração de resíduos sólidos e a sua destinação final.
O acúmulo de resíduos gera grandes desafios aos órgãos públicos e a sociedade em geral quanto à forma de proceder ao recolhimento e acondicionamento correto deste resíduo, de forma a não causar danos a população tampouco ao meio ambiente.
No município de Capão da Canoa a questão da reeducação para proteção ambiental apresenta-se com forte aplicabilidade de forma prática nas escolas municipais, nas quais tem inserido em seu plano de aula assuntos relevantes sobre o tema, focando o processo de limpeza urbana com o trabalho da coleta seletiva feito pela associação. Diante desse cenário, a presente investigação buscou investigar o reflexo da educação ambiental no município de Capão da Canoa, e também verificar como a população tem contribuído para o processo de limpeza urbana participando do programa de coleta seletiva.
OBJETIVOS
Este estudo tem como principal objetivo Investigar como a população local tem contribuído para a coleta seletiva de lixo. E de acordo com bibliografia especializada pesquisar sobre aspectos da educação ambiental no processo de limpeza urbana.
REEDUCAÇÃO SOBRE O LIXO E A LIMPEZA URBANA
A educação ambiental deve ser o marco inicial de qualquer projeto de proteção ao meio ambiente, seja ele voltado para, a não degradação, a preservação ou para a conservação dos recursos naturais que compõem o meio ambiente.
Grippi leciona que: “Não pode haver conservação nem preservação ambiental sem a educação, pois esta constrói no indivíduo e na coletividade uma