educação
As capacidades Físicas podem ser definidas como todo o atributo “treinável” num organismo, ou seja, passiveis de adaptações. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento. É preciso ver o condicionamento físico de maneira mais ampla, portanto, não adianta desenvolver a força e não ter resistência, ou ter flexibilidade e não ter força, ou ter resistência sem ter velocidade, etc. As nossas atividades diárias exigem a aplicação de todas as capacidades físicas, às vezes enfatizando uma, às vezes duas e em muitas vezes todas ao mesmo tempo.
As capacidades físicas são:
Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal. Ela pode apresentar de três tipos: Velocidade de Reação, velocidade de Deslocamento e Velocidade dos Membros.
Força: É a capacidade física que permite que um músculo, ou grupo de músculos, produza tensão e vença uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar. Pode ser de três tipos: Força Dinâmica, Força Estática e Força Explosiva.
Potência: é a capacidade física que permite a realização de um esforço continuo, este decorrente de exercícios prolongados, durante um determinado tempo. Pode ser: potência aeróbia, potência anaeróbia e potência muscular anaeróbia.
O desenvolvimento da potência com kettlebells
Flexibilidade: É a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude. É a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se dentro dos limites ideais de determinadas ações. É a amplitude de movimento e depende da mobilidade articular e da elasticidade muscular.
Agilidade: É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”. Para se ter boa agilidade, a flexibilidade é importante.
Coordenação: É a capacidade de assegurar a combinação de movimentos que se