Atividade Avaliativa 03 BLOG
O segmento automobilístico cresceu muito durante os últimos anos, devido à facilidade de compra dos automóveis, facilidade nos financiamentos e aumento de renda dos brasileiros, no entanto, para que isso fosse possível contou com a força de trabalho de diversos colaboradores com inúmeras funções e responsabilidades.
Mas o que é empregado e empregador?
Empregador: a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Equiparam-se ao empregador os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitem trabalhadores como empregados (Norma Regulamentadora 1 – MTE).
Cabe ao empregador:
a. Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho;
b. Elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos;
c. Informar aos trabalhadores:
I. os riscos profissionais que possam originar-se nos locais de trabalho;
II. os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa;
III. os resultados dos exames médicos e de exames complementares de diagnóstico aos quais os próprios trabalhadores forem submetidos;
IV. os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho.
d) permitir que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho; e) determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doença relacionada ao trabalho.
Empregado: a pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário (Norma Regulamentadora 1 – MTE).
a. Cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as