educação
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SAMILE ELAINE CARENIRO
SÍNTESE- CULTURA CORPORAL NA ESCOLA: Tarefas da Educação Física
Micheli Ortega Escobar
Educação Física, como disciplina escolar, envolve a escola como instituição/produto histórico e social que só pode ser considerada dentro da totalidade em transformação da qual faz parte.
O autor adere a Pedagogia Crítico-Superadora, onde esta subjaz o projeto histórico marxista, que assume clara e explicitamente o projeto histórico socialista. Essa Pedagogia expressa seu nível qualitativamente diferente numa teoria educacional que discute as relações entre educação e sociedade e o tipo de homem que se quer formar, Homem que vive numa dada sociedade num dado momento histórico determinado por uma configuração social e por um desenvolvimento material concreto e, por isso, com determinadas e específicas exigências no plano educativo. Ela concretiza-se na sala de aula a partir de uma teoria pedagógica – norte pedagógico-didático – que se constrói a partir de categorias da própria prática docente.
Sabe-se que a educação é a inculcação de uma série de valores, ideias e atitudes predeterminados, mas, desde que as modalidades de consciência social emergem das bases sociais concretas, como a produção e a divisão social do trabalho, o objetivo e problema central do processo educativo escolar deve ser a tomada de consciência.
Retraçar e transmitir na escola a construção da nossa corporeidade requer que o conhecimento seja historicizado ou, dito de outra maneira, que a abordagem do conhecimento evidencie para o aluno o nexo geral dessas atividades expressivo-comunicativas: a expressão corporal como linguagem. A expressão corporal como linguagem representa a “forma” geral e predominante da grande diversidade de práticas como as referenciadas e por isso é o fio condutor para esclarecer a procedência do conteúdo dos conceitos: jogo, ginástica,