SAÚDE E MEIO AMBIENTE
A urbanização desemfreada trouxe problemas como insuficiência dos serviços basicos de saneamento ,coleta e destinção adequada do lixo e condições adequada de moradia,tradicionalmente relacionados com a pobreza e o subdesemvolvimento , somam-se a poluição química e física do ar ,da água e da terra . Problemas ambientais ,é sobre a população carente que recai a maior parte dos efeitos negativos da urbanização , gerando uma situação estrema de desigualdade ambiental e em saúde .
Palavra chave : saúde, meio ambiente,urbanização, poluição.
INTRODUÇÃO: Com intenço processo de urbanização mundial que vem ocorrendo de maneira cada vez mais acelerada , as cidades passarão a ser o foco das atenções do mundo contemporãneo . Hoje com grande tormento da poluição ,da violência e da pobreza ,as cidades as cidades deixarão de assegurar uma boa qualidade de vida e tornarão -se ambientes insalubres.
Questões relacionadas ás condições de saúde da população e com o meio ambiente tem reflexo num congresso de Saúde Pública que se propõe ,de maneira interdiciplinar, a discutir a ``saúde da cidade`` como tema central.
Saúde ambiental também pode ser entendida apenas como os agravos á saúde devido aos fatores físicos ,químicos e biológicos mais diretamente relacionados com poluição que atribui um carater ecológico ao processo saúde doença. Importãncia da saúde ambiental no emfrentamento desses problemas ,e das desigualdades e infelidades sociais, ambientais e em saúde . presentes em nossa sociedade.
RESTROPCTIVA HISTÓRICA
Historicamente, saúde e meio ambiente sempre estiverão intimamente relacionados. mais recentamente, e inclusive nos países em desolvimento ,como o declínio da morbi-mortalidade por doenças infecto-contagiosas, as doenças crônicas -degenerativas passam a ganhar destaque, e com modelo de investigação mais reducionista que priveligia fatores de risco individuais .
Mudanças ambientais :