educação
MÉMORIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
São José dos Campos/SP 2012
ANHANGUERA EDUCACIONAL
INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO BRASIL COLONIAL, IMPERIAL EREPÚBLICANO
Professora EAD: Ma. Mariciane Mores Nunes
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Somos Feitos de Tempo
Todos nós somos seres históricos, a maioria de nossas ações e pensamentos mudacom o passar do tempo, conforme enfrentamos os problemas tanto da pessoal como da experiência coletiva. É nessa forma que adquirimos a nossa cultura na qual vivemos. Com o decorrer do tempo asgerações assimila a herança cultural dos antepassados e estabelece novas mudanças na cultura adquirida, ou seja, somos ensinados pela cultura do passado e pelo futuro desejado. O passado não é um exercício decuriosidade, muitos pensam que é uma história morta, mas devemos pensar que nele se fundam as raízes do presente.
Se resultarmos desse movimento, na qual seria impossível imaginar numa naturezahumana com características universais e eternas. Não existe um ser humano universal, no qual sirva de modelo de todos os tempos. Para todos os seres a uma prática social, em que fora dela não nos compreenderíamos, pois ela se encontra em um contexto histórico-social concreto.
Com a história da educação construímos maneiras em que os povos passem a diante suas culturas e as teorias que seguem. Porisso, é indispensável que educador consciente e crítico compreendam toda sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus ancestrais, pra que ele aja de forma intencional e nãoforma intuitiva e ao acaso.
Se realmente somos seres históricos, nada poderá escapar à dimensão do tempo. No entanto, a absorção da historicidade não foi à mesma ao longo da história. Pelo contrário,inúmeras foram as maneiras de compreensão ao ser humano na historia, e que na realidade cada com a sua