Educação
- Muitas vezes, tais pensamentos são voltados ao comum dessa etapa da vida, onde não leva-se em consideração os jovens que não terão a chance de possuir um diploma.
- Então, qual a lógica de se dizer que um diploma define um projeto de vida, para aqueles que futuramente vão ter suas vidas ao oposto de tal colocação? -É fato que atualmente as chances de um jovem cursar uma universidade aumentaram consideravelmente, através de bolsas e programas oferecidos pelos governos estadual e federal.
- Mas se, por um lado, o número de jovens ingressando ao curso superior aumentou, por outro, também, aumenta-se a cada dia o número de jovens envolvidos com o crime porque, muitas vezes, as oportunidades não chegam até eles.
- A falta de estudo desde a infancia e de condições sociais favoráveis, certamente, são pontos que fortalecem o envolvimento com ações infratoras. Dispersos, tratados com descaso e sem perspectiva, muitos jovens vêem no crime a possível solução para seus problemas.
- A necessidade de acabar-se com os problemas voltados aos jovens
(criminalidade, falta de oportunidade) é gritante, para que assim, talvez, eles possam não só ter a chance de ter um diplomas em mãos, mas sim, estabelecerem seu projeto de vida a partir desta circunstância. Contudo, no dia que o país investir no futuro dos jovens como um todo, talvez, um diploma definirá um projeto de vida.
Enquanto isso não acontece, cada um define seu futuro da forma que lhe