Relação entre Homem e Natureza
- Antropocentrismo
Somos contemplados com uma vasta diversidade em nosso país. Com a chegada dos europeus, que estavam afim de explorar os recursos que o extenso território tinha a oferecer , a natureza foi completamente afetada. A partir começou o avanço das fronteiras sobre a natureza, avanço este que continua até hoje. Mas seria errado retirar da natureza aquilo que ela tem a nos oferecer? Não, porém deve-se repor o que tirou, mas como o homem é dotado de egoísmo que aparenta ser irremediável, essa proposta é totalmente descartada. Isso ocasiona no desaparecimento de espécies, erosão, inversão térmica, ilha de calor, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, as mudanças climáticas entre outros.
Os grandes cientistas do mundo já chegaram à conclusão que o mundo já esta sofrendo com os efeitos da mudança climática, o tão falado aquecimento global. São inúmeras as noticias de desastres ecológicos relacionados a esse assunto.
Durante a Antiguidade, essa relação de dependência do homem com a natureza fundou muitas das crenças religiosas desse período. Por isso, o professor pode estabelecer a ideia de que boa parte dos povos dessa época adotava diversos elementos da natureza como deuses ou representantes de alguma divindade. Para exemplificar a ocorrência dessas práticas podemos oferecer o exemplo da chamada “Oração do Nilo”.
Um primeiro ponto interessante a ser considerado é o fato dos egípcios terem uma prece voltada para um rio. No relato deste documento é possível