Transmissão de calor por convecção
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO- CÂMPUS CERES
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PROPAGAÇÃO DE CALOR POR CONVECÇÃO
ACADEMICAS:
PROFESSOR:
CERES, 2014
REVISÃO TEÓRICA
Formalmente falando, convecção é o fenômeno no qual o calor se propaga por meio do movimento de massas fluidas (líquidos e gases) de densidades diferentes.
Quando certa massa de um fluido é aquecida, as moléculas passam a se moverem mais rapidamente, afastando-se uma das outras. Um exemplo clássico é o ar-condicionado, que apresenta um melhor desempenho quando é colocado em um lugar mais alto, porque o ar mais denso que sai do ar-condicionado desce e o ar menos denso (ar do ambiente) sobe, ocasionando assim a corrente por convecção.
Outro exemplo é a geladeira. Podemos observar que o congelador fica na parte superior. Ele resfria o ar próximo de si. O ar frio desce enquanto o ar quente que está embaixo sobe, assim produzindo correntes de convecção que mantém o interior da geladeira em constante resfriamento. Se o congelador ficasse na parte debaixo da geladeira, o ar resfriado permaneceria na parte inferior e o ar que estivesse em cima continuaria quente, pois não desceria para poder ser resfriado.
Outro exemplo disso é quando uma água esta fervendo, pois faz convecções tão rápidas que podemos vê-las. Porém o movimento de convecção não ocorre apenas quando a água já está fervendo, mas sim em todo o processo de aquecimento.
Quando colocamos a água pra ferver, a parte aquecida que em geral é a parte de baixo, passa ter menor densidade do que as demais partes. Então a parte aquecida sobe, enquanto que a outra parte desce para ocupar lugar da que subiu.
Pode-se exemplificar tudo isso com um experimento que será apresentado em sala, para melhor visualização do processo.
MATERIAIS E MÉTODOS
Leite
Água
Copos