FENOMENOS DOS TRANSPORTES
DEFINIÇÃO DE FLUXO DE CALOR: Fluxo de calor é simplesmente, a quantidade de calor cedida por um corpo sobre o tempo gasto para realizar a transferência.
FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR, CONDUÇÃO, CONVECÇÃO E RADIAÇÃO:
Denomina-se transferência de calor à passagem da energia térmica de um local para outro. Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: condução, convecção e radiação.
CONDUÇÃO: É o processo de transmissão de calor em que a energia térmita passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Na condução, a passagem da energia térmica de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.
CONVECÇÃO: a convecção se constitui de movimentos de massas fluidas. Trocando de posição. Notemos que não tem significado falar em convecção no vácuo. Assim, podemos afirmar que a convecção somente ocorre nos fluidos (líquidos, gases e vapores), não podendo ocorrer nos sólidos c no vácuo.
A convecção pode ser natural, quando é ocasionada por diferenças de densidade devido à diferença de temperatura entre as massas de fluido, ou forçada, quando é ocasionada por bombas ou ventiladores.
Observemos que na convecção não há passagem de energia de um corpo para outro, mas apenas estes é que mudam de posição.
Sendo assim, concluímos que, a rigor, a convecção não é um processo de transmissão de calor, pois não há passagem de energia de um corpo para outro.
RADIAÇÃO: A radiação térmica, também conhecida como irradiação, é uma forma de transferência de calor que ocorre