BALANÇO PATRIMONIAL
É o mais importante relatório gerado pela contabilidade. Através dele pode-se identificar a saúde financeira e econômica da empresa no fim do ano ou em qualquer prefixada. É dividido em duas colunas: a do lado esquerdo é denominado Ativo, e do lado direito Passivo.balanço patrimonial
São dois grupos. ATIVO E PASSIVO.
ATIVO:
CIRCULANTE: É classificado dinheiro disponível (caixa e bancos) em poder da empresa e também todos os valores que serão transformados, em dinheiro em curto prazo: normalmente “duplicatas a receber”, e” estoques”
REALIZÁVEL A LONGO PRAZO: Itens que serão transformados em dinheiro a longo prazo, ou seja,em período superior a um ano,ou de acordo com o ciclo operacional da atividade predominante.Ex: uma empresa vende um imóvel para receber em 5 anos.
PERMANENTE: Itens que dificilmente se transformarão em dinheiro pois não se destina as vendas, mas são utilizados como meios de produção a empresa. É também conhecido como Ativo fixo. Divide-se em 3 grupos:
INVESTIMENTOS: Aplicações que nada tem a haver com a atividade da empresa. Ex: compra de ações, obras de arte, prédios para aluguel.
IMOBILIZADOS: É bens destinados a manutenção da atividade principal da empresa. Ex: móveis, e utensílios, veículos, etc.
DEFERIDO. São os gastos normalmente com serviços de terceiros, que beneficiarão a empresa por muito tempo (longo prazo). Ex: gastos com pré operacionais, propagandas, abertura de firma, e treinamento dos empregados.
PASSIVO.
CIRCULANTE: São todas as dívidas com terceiros que serão pagas em curto prazo: fornecedores de mercadorias, salários a pagar, imposto a pagar, empréstimos bancários a pagar, e encargos, etc..
EXIGÍVEL A LONGO PRAZO. Obrigações com terceiros que serão liquidadas em longo prazo. Ex: financiamentos obtidos juntos as financeiras e bancos de desenvolvimento e de investimentos.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Total de recursos aplicados dos proprietários normalmente é composta de