Relação homem natureza
Desde os primórdios da espécie humana o homem depende da natureza para garantir sua sobrevivência. Os anos foram passando e o homem evoluindo. Na Idade Média a natureza era vista como sagrada, mais tempo passou e o homem construiu sua primeira maquina para fins agropecuários. Os verdadeiros problemas começaram na Europa e depois contagiaram o mundo com a chamada Revolução Industrial e que, sem perceber começou ai os problema ambientais que hoje são tão conhecidos e de grande preocupação, tais como: desmatamento, perda da biodiversidade, depleção da camada de ozônio, crise da água potável, crescimento demográfico e cultura consumista.
Na pré-história o homem não tinha poder sobre a natureza e usufruía apenas da colheita de frutos e da caça de animais, quando esses recursos se esgotavam, esses grupos mudavam-se para outras áreas, facilitando assim a recuperação da natureza. Com o passar dos anos esses seres nômades começaram a sentir a necessidade de se fixarem em algum local. E com o conhecimento mais evoluído, começaram desenvolver pequenos utensílios domésticos, a cultivar a terra e a domesticarem animais, e a partir dai surgiram as comunidades.
Com a formação dessas comunidades a natureza passou a inspirar mitos e crenças religiosas. No Egito, o rio Nilo era visto como divindade e que era ele proporcionava a sobrevivência. Em outros locais, como na Grécia, para cada fenômeno natural havia um deus, como por exemplo: deus do sol, deus da chuva, deus da floresta, entre vários outros. E era o medo dessas divindades que impedia o homem de intervir na natureza.
Milênios se passaram e o homem parou de acreditar em divindades e passou a achar ele próprio o ser divino, dono e dominador de tudo que há. Desencadeou-se desde então desmatamentos desenfreados, criação do automóvel, construção de varias indústrias, mudança drásticas em paisagens naturais, mais desmatamento e mais construções, sem dar tempo de recuperação para a natureza.
Como